Plano de Estudos para Concurso da Magistratura 2

A primeira parte desta postagem tratou das justificativas para elaboração de um plano de estudos e possibilitou que identificássemos os horários disponíveis para elaboração de um quadro de horário de estudo para o concurso público pretendido.

Passaremos, então, na distribuição das matérias naqueles horários vagos. Para tanto, tomarei como referência o edital do concurso para Magistratura do Tribunal de Justiça de Goiás, noticiado aqui no site, no qual constam treze disciplinas exigidas para prova objetiva a ser realizada dia 08/03/2015, a saber: Civil, Processo Civil, Consumidor, ECA, Penal, Processo Penal, Constitucional, Eleitoral, Empresarial, Tributário, Ambiental, Administrativo e Agrário.


Antes de iniciar a distribuição das matérias, vamos considerar que o concurseiro fará sua primeira prova para Magistratura e que tem um conhecimento mediano sobre as matérias que compõem o edital. Se me permitirem, arredondarei o prazo até realização da prova para três meses.  Por este motivo, o concurseiro optou por um cronograma intensivo de estudo, não folgando dia algum.

Assim, com base naquelas matérias e nos horários vagos identificados na primeira postagem, elaborei o seguinte quadro de horário de estudo:



A forma de distribuição das matérias é algo muito pessoal. Por exemplo, não gosto de estudar mais de duas matérias por dia, mas sei de outros concurseiros que preferem intercalar matérias a cada hora.

Você também deve ter percebido que há muitos períodos com resoluções de questões no cronograma proposto. Isso se deve ao fato do perfil da banca organizadora do concurso (FCC) repetir questões já aplicadas, bem como ser uma ótima forma revisar o conteúdo para uma banca que cobra a literalidade da lei.

No sábado, encaixei duas matérias em cada hora. Isso possibilitará que o concurseiro alterne  o estudo da matéria “X” em um final de semana e no outro da matéria “Y”.

O estudo no domingo também é um ponto muito pessoal do concurseiro. Há aqueles que não abrem mão da folga, outros deixam para revisar as matérias que não cumpriram no decorrer da semana. Particularmente, gosto de estudar sem compromisso nesse dia, nem que seja apenas uma hora, justamente para incorporar na minha rotina um comportamento de estudo diário.

Antes de concluir, gostaria de dar os devidos créditos à espetacular obra Como passar em provas e Concursos do escritor William Douglas - um exemplo para todos os concurseiros e que, hoje, é Juiz Federal no TRF da 2ª Região.

Foi esta obra que me ensinou a elaborar o cronograma de estudos aqui apresentado, bem como acendeu a centelha para que me interessasse sobre outros assuntos relacionados à otimização dos estudos. Atualmente, essa obra pode ser encontrada em três versões, sendo os melhores preços encontrados - no momento da pesquisa - na Livraria Saraiva (os links abaixo redirecionarão para ela), sendo:

versão completa (aqui) – que possuo e recomendo:



versão resumida (aqui):



e um audiobook (aqui)




Por fim, faço questão que você experimente organizar seu quadro de horário de estudo na forma proposta, e fique à vontade para comentar as impressões obtidas com esta técnica.


2 comentários

Clique aqui para comentários
Yany Hortência c.´)
Administrador
16/01/2016, 00:26 ×

Achei super bacana a forma como dividiu as disciplinas. Eu estava um pouco perdida quanto as revisões dos conteúdos já estudado, e simplesmente, ao invés de ficar revisando no dia seguinte, vou seguir a ideia de tirar o final de semana pra revisá-las aleatoriamente. Imagino que seja mais produtivo. Obrigada.

Responder
avatar
AnneM
Administrador
21/01/2016, 08:15 ×

Gostei muito das suas dicas, obrigada por compartilhá-las! Tenho uma perguntas: o que acha de atualmente todos estarem falando coach para otimizar os estudos? Você recomenda? Obrigada e boa sorte na sua luta!

Responder
avatar
Obrigado pelo seu comentário!